quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Substantivo Comum

O Substantivo


Conceito: O substantivo é a palavra que dá nome aos seres. Logo, são substantivos os nomes de:
a)      Objetos: sapato, bola, computador, etc.
b)      Lugares: São Paulo, Recife, Minas Gerais, etc.
c)      Pessoas: Carlos, Adriana, Amanda, etc.
d)      Espécie, gênero ou um de seus representantes: fruta, abacate, madeira, carvalho, pele, química, etc.
e)      Ações, sentimentos, estados ou qualidades: raiva, atração, felicidade, medo, etc.

Via de regra, pertence à classe dos substantivos qualquer palavra que possa ser precedida de artigo, pronome possessivo, demonstrativo ou indefinido. Exemplos:
O namoro - a pele – precedidos de artigos
Este tempo - essa pessoa – precedidos de pronomes demonstrativos
Meu amigo - minha namorada - precedidos de pronomes possessivos
Algum problema - alguma solução - precedidos de pronomes indefinidos

Classificação dos substantivos

 1 – Substantivos comuns e próprios
Comum - Nomeia o grupo de seres de uma mesma espécie: barco, carro, poema, etc.
Próprio - Nomeia um ser entre outros da mesma espécie. Normalmente se inicia com maiúscula, ex: Rio de Janeiro, Maria, etc.

2 - Substantivos concretos e abstratos
Concreto - Designa o ser propriamente dito, com existência própria e independente de outros seres: mão, portão, Deus, cadeira, anjo, caderno, etc.
Abstrato - Designa ação, sensação, estado ou qualidade dos seres: namoro, atração, delícia, despedida, tristeza, amor, ódio, etc.

3 - Substantivos simples e compostos
Simples: Aquele formado por somente um elemento: roupa, sol, chuva, bandeira, etc.
Composto: Aquele formado por dois ou mais elementos: guarda-chuva, lobisomem, porta-bandeira, planalto, etc.

4 - Substantivos primitivos e derivados
Primitivo - Aquele que não deriva de nenhuma outra palavra: vidro, terra, dente, etc.
Derivado - Aquele que se origina de outra palavra: vidraceiro, subterrâneo, dentista, etc.

5 - Substantivos coletivos
Substantivo comum que no singular designa um conjunto de seres.
Exemplos: Arquipélago (ilhas), Elenco (atores), batalhão (soldados), constelação (estrelas), fauna (animais), flora (plantas), etc.


EXERCÍCIOS

"Não há nada mais evidente que um pedaço de vidro, ainda quando não nos talhe a mão. Entretanto as moscas não conhecem o vidro. É de ver a teimosia irracional, quase imbecil - ia dizendo humana - com que investem contra a vidraça, querendo atravessá-la. Aquele engano translúcido desengana-as um curto instante, mas logo recuam, para nova investida. E assim ficam, vezes sem conta, horas inteiras renitentes à decepção, impermeáveis à experiência.
            Quem nos dirá que para todas as evidências chamadas mistérios, não somos nós moscas, pois as desconhecemos apenas pela incapacidade de nossos sentidos?"

                        (Afrânio Peixoto)

1- Identifique todos os substantivos do texto:

___________________________________________________________

___________________________________________________________

2- Destaque do texto 3 substantivos concretos e 3 substantivos abstratos:
Concretos: __________________________________________________

Abstratos: __________________________________________________

3- Coloque “C” para substantivo concreto e “A” para abstrato
Pele (   )
Ternura  (    )
Dor (   )
Sapato (   )
Compaixão (   )
Namoro (   )
Mão (   )
Corrida (   )
Saudade (   )
Anjo (   )
Piano (   )
Rebeldia (   )
Livro (   )
Criança (   )
Beleza (   )

4- Coloque “S” para substantivo simples e “C” para composto
Exercício (   )
Aguardente (   )
 Felicidade (   )
Amor-perfeito (   )
Tristeza (   )
Passatempo (   )
Rapidez (   )
Couve-flor  (   )
Rouxinol (   )
Lobisomen (   )
Pé-de-moleque ( )
Flor-de-maio (  )   
Cidade (   )
Girassol (   )
Saudade (   )

5- Coloque “P” para substantivo primitivo e “D” para derivado
Pedra (   )
Jornal  (   )
Vidro  (   )
Folhagem  (  )
Formigueiro (  )
Jardineiro (   )
Ferreiro (   )
Pedreiro  (  )
Telha (   )
Ferro  (   )

6- Reescreva as frases abaixo utilizando substantivos coletivos, como no exemplo. Fique atento à concordância.
Exemplo: Os espectadores vaiaram a peça.
                A plateia vaiou a peça.

a- As ilhas de Angra dos Reis são belíssimas.

______________________________________________ 

b- Perdi todos os meus bois durante a epidemia.

______________________________________________ 

c- Os jurados ficaram muito indecisos em relação ao veredicto.

______________________________________________ 

d- Os artistas da novela fizeram muitas exigências.

______________________________________________ 

7- Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada por um substantivo abstrato. Faça as modificações necessárias para que a frase tenha sentido.

Exemplo: Júnior era um garoto muito forte. / Júnior era um garoto com muita força.

a- Clara era apaixonada por livros.

______________________________________________ 
b- Em geral, a mãe escolhe o nome da menina.

______________________________________________ 
c- Essa é uma forma de suprir o pai ausente.

______________________________________________ 

d- Muitas vezes, os pais homenageiam parentes mortos.

______________________________________________ 

8- Complete as orações com o substantivo abstrato adequado.

a- Você não precisa brigar para sobreviver. Afinal, sua _________________ está garantida desde o seu nascimento.
b- São Paulo está sempre crescendo. Isso é preocupante, pois o ___________________ desordenado traz problemas de todos os tipos.
c- Procure descobrir o que as crianças já conhecem sobre a escrita. Garanto que essa  ___________________ poderá ampliar os horizontes do trabalho em sala.
d- Poucos operários voltaram ao trabalho depois de iniciada a greve. A ___________ à fábrica, garantem os grevistas, dependerá das negociações.

2 comentários:

  1. Muito bom, me auxiliou bastante no planejamento das minhas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, me auxiliou bastante no planejamento das minhas aulas.

    ResponderExcluir